sábado, 10 de setembro de 2011

IPGAP OIL & GAS & ENERGY NEWS - N° 50

I – NOTÍCIAS

1-Halliburton processa BP
A Halliburton ajuizou ações contra a BP no Tribunal Estadual do Texas relacionadas ao acidente no poço de Macondo, em 20 de abril de 2010. A companhia alega que a BP realizou declarações negligentes, depreciação de negócios e difamação. A Halliburton ainda alterou suas reivindicações contra a petroleira britânica no litígio de Nova Orleans, incluindo a acusação de fraude.
A Halliburton afirma que recebeu informações imprecisas da BP antes de realizar os serviços de cimentação no poço, no dia 19 de abril. A companhia destaca ainda que a BP omitiu esse dado em declarações públicas, registros e investigações governamentais sobre o acidente.
A companhia destaca ainda que se mantém confiante de que todo o trabalho realizado em Macondo foi feito de acordo com as especificações e instruções fornecidos pela BP.
Fonte: energia hoje

2- Estaleiro Mauá leva FPSO de Guará Norte
O Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), ficará responsável pela construção, montagem e integração dos módulos do FPSO Guará Norte, a ser afretado pelo consórcio Queiroz Galvão/ SBM à Petrobras para instalação no cluster de Santos. A opção pelo estaleiro atende à exigência de conteúdo nacional imposta pela petroleira no processo de licitação.
O Mauá foi contratado como principal estaleiro do Brasil e abrigará toda a parte de montagem, integração e testes. O consórcio deverá utilizar outros estaleiros e bases no país para execução do empreendimento.
A conversão do casco será executada no exterior, possivelmente em um estaleiro de Singapura ou da Coreia, normalmente utilizado pela SBM.
A unidade de produção está prevista para entrar em operação em 2014. Desde agosto, o consórcio Queiroz Galvão/ SBM trabalha na elaboração do projeto engenharia do FPSO, que foi afretado a uma taxa diária de US$ 599 mil e terá capacidade para produzir 150 mil barris/dia de óleo e 8 milhões de m3/dia de gás.
Fonte: energia hoje

3- OGX recebe Licença Prévia para Teste de Longa Duração e Waimea na Bacia de Campos
Fonte: TN Petróleo
A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Licença Prévia (LP) relativa à atividade do Teste de Longa Duração (TLD) e Desenvolvimento da Produção de Waimea, no bloco BM-C-41, na bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação nesse bloco.
“A obtenção dessa LP representa mais um passo dado pela OGX em direção à produção de seu primeiro óleo na bacia de Campos e, nos próximos dias, com a obtenção da Licença de Instalação, iniciaremos o processo de ancoragem e instalação dos equipamentos que serão utilizados nesse TLD de Waimea”, comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.
A acumulação de Waimea, que está em águas rasas da bacia de Campos e foi descoberta pelo poço pioneiro OGX-3 em 18 de dezembro de 2009, tem seu TLD previsto para iniciar no prazo excepcional de cerca de dois anos da descoberta, através do poço horizontal OGX-26HP, que já se encontra pronto para esse teste.
Segundo informações no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado pelo órgão, o volume recuperável estimado para a descoberta Waimea é de aproximadamente 14 milhões de metros cúbicos de óleo. O pico de produção será de cerca de 40 mil barris de óleo por dia e está previsto para ocorrer em 2012.
O FPSO OSX-1, unidade flutuante de produção que será utilizada no prospecto de Waimea, tem capacidade de processo em torno de 40 mil barris/dia e armazenamento de 950 mil barris. A empresa agora terá de cumprir as condicionantes estipuladas na licença prévia para conseguir a licença de instalação, que autoriza o início das atividades no campo.

4- Exploração em águas ultraprofundas exige novos materiais
Fonte: Valor Econômico
Entre os desafios impostos pela exploração do pré-sal está o desenvolvimento de novos materiais que suportem as condições adversas em águas ultraprofundas. A Petrobrás, por meio do Centro de Pesquisa Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), estimula o desenvolvimento de pesquisas na área em parceria com organizações como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e empresas como a Villares. Em outras universidades há uma série de pesquisas especialmente nas áreas de estudos da corrosão e nanotecnologia.
"Existe um esforço para substituir e nacionalizar a tecnologia pois as ligas mais nobres são feitas no exterior. Temos várias linhas de pesquisa e uma ideia do que propor para obter financiamento e parcerias com empresas. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está interessada na nacionalização mas está exige contrapartida das empresas", diz Olga Baptista Ferraz, chefe da divisão de corrosão e degradação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
Carlos Cunha, gerente de pesquisa e desenvolvimento em engenharia de produção do Cenpes, informa que as pesquisas da Petrobrás se deram em duas fases. A primeira envolveu o processo de seleção de materiais capazes de suportar as altas pressões e temperaturas - foram identificados o aço inox duplex e super duplex, e aço cromo 13. Este último é produzido por empresas como a V&M (Mannesman). "Agora entramos na segunda fase de desenvolvimento de novos materiais. Um dos projetos, em parceria com a Villares."
Cunha acrescenta que a Mannesman vai construir um Centro de P&D no Parque Tecnológico da UFRJ e há também discussões com siderúrgicas japonesas. "A ideia é desenvolver materiais alternativos ao aço duplex que, além de ser importado, é muito caro. Nossa ideia é que os novos materiais sejam mais baratos, em maior disponibilidade e produzidos no Brasil", anuncia. A Petrobras está usando materiais não metálicos na parte interna dos tubos de aço e nas plataformas, o que reduz o peso e os custos de manutenção porque dispensa o uso de tintas de proteção corrosiva. Entre os fabricantes estão a Lupatech, e a Edra.
Segundo Zehbour Panossian, responsável pelo laboratório de corrosão e proteção do IPT, o ambiente do pré-sal ainda é desconhecido e o trabalho realizado para a Petrobras é testar o desempenho dos novos materiais e ligas metálicas com alto teor de níquel, cuja alta resistência à corrosão generalizada já é comprovada em ambientes conhecidos. "O petróleo do pré-sal vem misturado com água de alta salinidade e teor de CO2 em altas pressões e temperaturas, uma condição muito específica que está sendo estudada por meio de ensaios", diz.
Há avanços também na área de nanotecnologia. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está produzindo substâncias químicas para mitigar a corrosão, conhecidas como inibidores. Segundo Cesar Franco, coordenador do Labsin, são nanocompostos usados para o tratamento de superfícies que, além de inibir a corrosão, agregam outras propriedades como a antiaderência. Há estudos para incorporação de nanopartículas de prata, que são antibactericidas, e a criação de nanotubos de carbono para serem incorporados a borrachas e polímeros para revestimentos resistentes a permeação de substâncias agressivas.
Na Furg há estudos para utilizar aço carbono de baixo custo e colocar um revestimento em um processo de deposição de aço inox altamente resistente. Segundo Luciano Volcanoglo, professor de engenharia mecânica na área de materias, o foco é a indústria naval e de offshore que poderão ter vantagens econômicas e de segurança.

5- Vale prepara primeiro embarque de carvão de Moçambique
Fonte: Agência Estado
A Vale iniciou o carregamento do primeiro embarque de exportação dos seus projetos de carvão em Moçambique no porto da Beira, na costa do Oceano Índico, disse Chris Coombes, gerente geral de desenvolvimento de carvão da mineradora em Brisbane, na Austrália. O carregamento começou às 21 horas (horário local) e deve ser concluído até 13 de setembro, afirmou Coombes, citando um memorando da companhia.
No mês passado, o Diário de Moçambique relatou que um embarque inicial de 2.600 toneladas de carvão havia sido transportado para o porto, a partir das possessões da Vale na província de Tete, próximo às fronteiras com Malawi e Zâmbia.
Espera-se que Moçambique se torne uma forte importante de carvão de exportação na próxima década, particularmente para o coque siderúrgico. As informações são da Dow Jones.


II – COMENTÁRIOS

1- SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DE PERSONALIDADES, EMPRESAS E INSTITUIÇÕES-DESTAQUE ANO 2011 – HOMENAGEM AOS 130 ANOS DO CLUBE DE ENGENHARIA E A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS.
‘TRIBUTO A JK', SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DOS 109 ANOS DE NASCIMENTO DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, PROMOVIDA PELA SOBERANA ORDEM DO MÉRITO DO EMPREENDEDOR JUSCELINO KUBITSCHEK.
Data: 13 de setembro de 2011, às 18h30min
Local: Auditório do Clube de Engenharia – Avenida Rio Branco, nº 124 – 25º andar – Centro – Rio de Janeiro (Capital)
Primeira Parte
Homenagem aos 130 Anos do Clube de Engenharia. Homenagem especial ao Engº FRANCIS BOGOSSIAN – Presidente do Clube de Engenharia e da Associação de Engenheiros do Rio de Janeiro.
Homenagem a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Entrega de Diplomas de Moção conferidos pelo Poder Legislativo por iniciativa do senhor Deputado Samuel Malafaia.

Segunda Parte
RECONHECIMENTO AO TALENTO E AO DESEMPENHO DE ENTIDADES E EMPREENDEDORES
EMPRESAS (Associação Brasileira de Honrarias ao Mérito-ABRAHM)
Grupo Wire Comm
Entrega do Prêmio TOP QUALIDADE BRASIL – Ano 2011.
Empresa-Destaque no setor de Tecnologia da Informação Anos 2010/2011 (Telemática).
Microview Comércio e Representação de produtos Médico-Hospitalares Ltda.
Empresa-destaque no setor de Locação de Sistemas de Videocirurgia, destaque no setor da Tecnologia da Informação, na área da Medicina.
CJDA VIDEO COMERCIO E REPRESENTACAO LTDA.
Empresa-Destaque Anos 2010/2011 na área do Entretenimento
Personalidade dos Anos 20010-2011na área do Empreendedorismo e do Entretenimento
Empresária Ana Paula Fernandes.

VER A VISTA HOTEL
Empresa-Destaque no Setor de Turismo e Hotelaria no Estado do Rio de Janeiro
Presidente: Empresário Paulo Roberto Tavares Duarte.
ÓTICAS PILOTO – Empresa-Destaque Ano 2011
Pelos 38 Anos de Pioneirismo no setor de Comercialização de Produtos de Ótica
Personalidade-Destaque no setor ótico-oftálmico: Empresário Paulo Fernando Noronha da Silva.

INSTITUIÇÕES
Homenagem aos 21 Anos do SINDIREFEIÇÕES – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas, refeições Rápidas (Fast Food) e Afins do Estado do Rio de Janeiro e de comemoração da marca de 100 Mil Associados.
iNSTITUIÇÃO-Destaque Anos 2010/2011 no setor de Gastronomia e Hotelaria – Instituição Símbolo e Representativa da Gastronomia Fluminense – Selo Ouro 2011 – conferido pela ‘Soberana Ordem do Mérito da Gastronomia e Hotelaria’.
Entrega do Diploma de ‘Personalidade do Ano’ no setor de Entidades Representativas’ ao Líder Sindical JOÃO RICARDO DE OLIVEIRA, Presidente do SINDIREFEIÇÕES- RJ e Presidente Nacional da FINTERC - Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições.

Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST)
Personalidade do Ano na Área Social
Psicóloga e Administradora SANDRA NÓBREGA
Presidente Fundadora da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST) e membro do Conselho Diretor da Confederação Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil.
PERSONALIDADES
Professor Doutor HERMÍNIO DA SILVEIRA
Personalidade da Década nos setores de Educação e Medicina da Reabilitação.
DR. RONALDO ÁZARO
Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro
Personalidade-Destaque na Área da Gestão Pública.
DEPUTADO SAMUEL MALAFAIA
Personalidade-Destaque Anos 2010/2011 no Parlamento Fluminense
Deputado THIAGO PAMPOLHA
Personalidade-Destaque Ano 2011 no Parlamento Fluminense.
Vereador RENATO MOURA
Personalidade-Destaque Anos 2010/2011 no Parlamento Carioca
Assessoramento Parlamentar

Dra. TERESA NUNES
Personalidade-Destaque Anos 2010-2011, na Área do Assessoramento Parlamentar nos Parlamentos Carioca e Fluminense
Jornalista ROSÂNGELA MOTTA
Personalidade-Destaque Anos 2010-2011na Área da Consultoria Parlamentar e Assessoria de Imprensa no Parlamento Fluminense.
Destaque na Área de Consultoria Legislativa no Parlamento Fluminense.
Consultor Legislativo Prof. NEMUEL KESSLER
Personalidade Feminina Destaque na Área das Relações Internacionais
ISABEL CRISTINA BANDEIRA - Representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China de Macau.
Dr. FERNANDO FERNANDES DO NASCIMENTO
Personalidade-Destaque Ano 2011 – na área da Tecnologia da Informação
Diretor Executivo da Apoio Ware e Diretor de Relações Institucionais do IPGAP São Paulo.
Publicitário ERONILDO OLIVEIRA (DIDO OLIVEIRA) – Personalidade-Destaque Ano 2011, no segmento da Produção Musical e Mídia Digital.

TRIBUTO A JK – SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DOS 109 ANOS DE NASCIMENTO DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK – PROMOÇÃO DPO CENTRO DE INTEGRAÇÃO CULTURAL E EMPRESARIAL DE SÃO PAULO (CICESP) –ENTIDADE MANTENEDORA da SOBERANA ORDEM DO MÉRITO DO EMPREENDEDOR JUSCELINO KUBITSCHEK.HOMENAGEM DO SODALÍCIO DA SOBERANA ORDEM DO MÉRITO DO EMPREENDEDOR JUSCELINO KUBITSCHEK à Memória do saudoso Presidente JK -Com. Regino Barros, Grão Mestre da Soberana Ordem.

SAGRAÇÃO E POSSE DOS NOVOS COMENDADORES CUJOS NOMES FORAM APROVADOS PELO CONSELHO INTERNACIONAL DE HONRARIAS AO MÉRITO, SOB A PRESIDÊNCIA DO GRÃO MESTRE COMENDADOR REGINO BARROS.
Excelentíssimo Senhor Comendador José Nunes Freitas – Presidente do Grupo Wire Comm Telemática.
Excelentíssimo Senhor Comendador Adalberto Sacco – Presidente Regional do IPGAP Estado de São Paulo.
Excelentíssimo Senhor Comendador Joel de Lima Pinel – Diretor da MICROVIEW Aparelhos Médicos.

TROFÉU JK O EMPREENDEDOR
Engenheiro Francis Bogossian
Presidente do Clube de Engenharia e da Associação de Engenheiros do Rio de Janeiro.

HOMENAGENS DO PODER LEGISLATIVO FLUMINENSE
Entrega do ‘Diploma Cristo Redentor’, conferido pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro ao Doutor ELISEU KESSLER.
Entrega do Diploma ‘Cristo Redentor” conferido pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro ao Doutor ELISEU KESSLER.ao Excelentíssimo Senhor Comendador Regino Barros.

HOMENAGENS DO PODER LEGISLATIVO CARIOCA
Entrega do Título de Cidadão Benemérito do Município do Rio de Janeiro ao Senhor Comendador SERGIO TAVARES DUARTE. ( Iniciativa do senhor Vereador Renato Moura).
Entrega da Medalha do Mérito Pedro Ernesto ao Procurador Federal Professor MARCELO TEIXEIRA BITTENCOURT ( Iniciativa do senhor Vereador Renato Moura).

HOMENAGENS ESPECIAIS
Outorga do Grau Cavalheiresco de COMENDADOR da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-Estados Unidos da América aos senhores:
Deputado Samuel Malafaia – Autor do Projeto de criação da Frente Parlamentar Brasil-EEUU
Dr. Glenn Diamond – Diretor de Relações Institucionais e Corporativas do IPGAP Estados Unidos da América.

ENCERRAMENTO
Coquetel de Confraternização

Coordenação Geral do Evento:
Instituto de Políticas Governamentais e Assessoramento Parlamentar
International Academy of Recognition to the Merit
Centro de Integração Cultural e Empresarial (Cicesp)
Apoio:
Grupo Wire Comm Telemática
Microview Aparelhos Médicos

2-RIO GRANDE ESTALEIRO ERG 2
A área do Superporto rio-grandino destinada à construção do empreendimento "Rio Grande Estaleiro ERG2 S.A" já está em obras. Serviços de terraplenagem e arruamento, entre outros, estão sendo feitos no local. O ERG2, também conhecido como Estaleiro Norte, de propriedade da Engevix/Ecovix Construções Oceânicas, será implantado em uma área do Superporto, com 231,769 mil metros quadrados e área total construída de 42 mil metros quadrados. Localizado ao lado do ERG1, esse segundo será uma fábrica de processamento de aço para confecção de painéis para os oito cascos de FPSO (sigla em inglês para plataforma flutuante que produz, processa, armazena e escoa petróleo) que a empresa está fazendo para o Pré-sal no ERG1. Nele também estarão as cabines de pintura e oficinas de montagem e acabamento.
De acordo com o Diretor Executivo da Engevix/Ecovix, Gerson de Mello Almada, os dois estaleiros trabalharão integrados nas atividades de construção dos oito cascos de FPSO. A linha de painéis automatizada a ser instalada no ano que vem no ERG2, com capacidade nominal de 8,5 mil toneladas/mês, junto com a capacidade já instalada no ERG1 atenderá, com margem, às necessidades do projeto dos oito cascos.
No ERG1, onde há o dique seco, a empresa já deu início a esse projeto. Está em andamento a execução do primeiro casco, que é o da plataforma P-66. "De acordo com o planejamento, as atividades serão ampliadas de maneira a se ter o processamento simultâneo de quatro cascos da série de oito conforme requerido pelo cronograma de prontificação. Desses quatro cascos, até dois estarão em edificação simultânea dentro do dique seco no ERG1", observou.
Atualmente, em torno de 400 pessoas estão trabalhando na execução do projeto dos cascos. No pico das obras, considerando os trabalhos nos dois estaleiros, a previsão da empresa é de que sejam gerados 5,8 mil empregos diretos e 17,4 mil indiretos. Na construção da fábrica de painéis e adaptação das instalações de pintura e cabine elétrica, a Ecovix vai investir R$ 400 milhões.
As obras iniciais na área do ERG2 estão ocorrendo com recursos próprios, mas a empresa está solicitando ao Fundo de Marinha Mercante empréstimo de aproximadamente R$ 200 milhões para aplicar no empreendimento. Sobre a previsão para término da construção do ERG2, Almada diz que haverá uma concomitância de preparação desse em paralelo à execução do projeto dos oito cascos.
Fonte:Jornal Agora (RS)/ Carmem Ziebell

Nenhum comentário:

Postar um comentário