segunda-feira, 4 de julho de 2011

IPGAP OIL & GAS & ENERGY NEWS - N° 40

I- NOTICIAS

1-Petrobras contrata Altus para automatizar plataformas do pré-sal
A Altus fechou com a Petrobras o fornecimento de sistemas de automação das oito primeiras plataformas para as operações em larga escala do pré-sal da bacia de Santos, sendo seis nos campos de Lula e Cernambi e duas em Guará e Carioca.
O contrato, no valor de 115 milhões de reais, contempla automação e controle das oito plataformas e é formado por 12 sistemas integrados relacionados aos processos de produção, detecção de fogo e gás e desligamento de emergência.
Segundo o presidente da Altus, Luiz Gerbase, já na primeira plataforma a companhia atingiu a exigência de conteúdo nacional de 80 por cento para os equipamentos fornecidos à PETROBRAS, o que era previsto apenas para acontecer na oitava plataforma.
As oito plataformas possuem a mesma concepção de construção e são réplicas de um só projeto produzido em série no Estaleiro Rio Grande (RS). Essa é a maior encomenda simultânea desse tipo no mercado mundial de petróleo, segundo a Altus.
A empresa vai contratar 80 pessoas para tocar o projeto.
Agência Reuters

2-PETROBRAS descobre mais petróleo e gás em bloco com SHELL no ES
A Petrobras notificou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis sobre mais duas descobertas de indícios de petróleo e gás natural no bloco ES-M-525, na bacia do Espírito Santo, onde já havia descoberto indícios de petróleo no início deste mês.
O poço 1BRSA936DESS atingiu a profundidade de 1.943 metros de lâminas d'água, a 115 quilômetros da costa do Estado do Espírito Santo.
A concessão é operada pela Petrobras, com 65 por cento, em consórcio integrado pela Shell, com 20 por cento, e Inpex, com 15 por cento.
Localizado nas proximidades do BES-100, onde a Petrobras encontrou uma reserva de cerca de 450 milhões de barris de óleo equivalente do tipo leve, o ES-M-525, foi um dos mais disputados blocos da 6a rodada de licitações de áreas de petróleo pela ANP, em 2004, atingindo ágio de 2.000 por cento e o valor de 82,3 milhões de reais.
Fonte:Agência Reuters

3-Aeroporto de Cabo Frio e Porto do Forno realizam operação intermodal
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio e o Porto do Forno, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, realizam nesta sexta-feira (01/07) uma operação conjunta que comprova a importância da integração intermodal na busca de eficiência logística.
Um Antonov 124, um dos maiores aviões cargueiros do mundo, da companhia russa Volga-Dnepr Airlines, aterrissa no aeroporto trazendo a bordo 27 toneladas de equipamentos que serão descarregados e levados por rodovia até o Porto do Forno. Do terminal portuário a carga será reembarcada em navio com destino a uma plataforma da Bacia de Campos.
Estrategicamente localizado, o Aeroporto de Cabo Frio se consolidou como uma importante base de importação para o segmento de petróleo, tendo recebido mais de 150 voos de grandes aviões cargueiros nos últimos dois anos, a serviço de empresas que operam na Bacia de Campos.
Fonte: INTERMARKET

4-XXII Congresso Panamericano de Engenharia Naval
O XXII Congresso Panamericano de Engenharia Naval, organizado pelo IPEN- Instituto Panamericano de Engenharia Naval, este ano será realizado na Argentina, no Hotel Hilton, de 26 a 30 de setembro.
Foram enviados 250 trabalhos que serão selecionados pelo Comitê Técnico e distribuído por cinco sessões simultâneas.
Os estandes da Marinexpo 2011, estão todos ocupados por empresas do setor marítimo.
Há grandes expectativas no simpósio sobre Educação- Symmeduc e o projeto de construção de navios militares – Symmissel, que estarão em paralelo com o Congresso.
Fonte: INTERMARKET

5-Novo Player de Procurement no Mercado de OIL & GAS
A KEYORAN com escritórios em Houston e no Rio de Janeiro é o novo player no mercado de Procurement, especializado no mercado de OIL & GAS.
E o que é Procurement?
Procurement é um dos subsistemas da cadeia de abastecimento responsável pelo processo de comprar ou obter mercadorias, produtos ou serviços de terceiros ou de fornecedores in-house. É uma atividade profissional, uma função formal, legal e estratégica da organização, sua principal característica é a existência do processo de licitação e gerenciamento de contratos de fornecimento. Como atividade logística tem o objetivo de atingir o melhor desempenho dos atributos de custo, qualidade, quantidade, lead time e local exato de entrega.
O processo de procurement inicia-se na identificação das necessidades, passando pelo planejamento de compras, especificação dos requerimentos, identificação de fornecedores potenciais, solicitação e avaliação de propostas, envio de contratos ou ordem de compra, acompanhamento e controle do processo, inspeção e conferência da entrega, e termina com o pagamento ao fornecedor.
Fonte: César Mangabeira


II- COMENTARIOS

1-Domingos Naveiro toma posse com foco nos desafios do novo mandato
Reconduzido ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) por mais quatro anos, Domingos Manfredi Naveiro, destacou o desafio de continuar integrando as transformações estratégicas promovidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que permitiram a dinamização do trabalho do Instituto nos últimos quatro anos. Comandada pelo ministro Aloizio Mercadante, a cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira (16/06), às 14h30, na sede do MCT em Brasília, juntamente com a transmissão do cargo para novos diretores de outras quatro unidades de pesquisa do Ministério.
Dentre as iniciativas decisivas para os êxitos do INT no último mandato, que mereceram a indicação do Comitê de Busca e a escolha final do ministro Mercadante, foram apontadas por Domingos Naveiro a compatibilização com os grandes eixos estratégicos do novos Planos de Ações do setor, o PACTI 2007-2011 e o PACTI-II, que se inicia neste ano. O diretor reempossado destacou a ambiência favorável à inovação, e citou como exemplo do engajamento do Instituto nesse projeto a inauguração, nesta sexta-feira (17), da Agência de Inovação do INT no Mato Grosso.
Agradecendo também o esforço de todo o corpo funcional do Instituto, Domingos Naveiro destacou ainda o desafio de superação da defasagem de renovação de pessoal, que pode ser agravada pela perspectiva de aposentadoria de parte considerável dos servidores.
Em seu discurso, no encerramento da cerimônia, o ministro Aloizio Mercadante assumiu o desafio de fortalecer os Institutos e de lutar para a realização de novos concursos públicos, defendendo a adoção dos mesmos critérios já utilizados na Universidade para manutenção de um contingente mínimo para preservação do conhecimento acumulado. O ministro também destacou o critério de respeito as avaliações dos Comitês de Busca, afirmando que acatou todas as primeiras indicações encaminhadas pelos especialistas. Mercadante defendeu ainda a articulação permanente entre as unidades de pesquisa do MCT, desejando sucesso e parceria nos novos mandatos.
Participaram da cerimônia de posse, além do ministro, o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa, Arquimedes Diógenes Ciloni. Juntamente com Domingos Naveiro, foram empossados Ignácio Hernán Salcedo, no Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA); Maria Margaret Lopes, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); Victor Pelegrini Mammana, no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), e Bruno Vaz de Castilho de Souza, no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).
Divisão de Comunicação – INT

2-Novo leilão da ANP para Exploração de Petróleo deverá ser adiado
O leilão da ANP (Agência Nacional do Petróleo) será adiado novamente. A 11ª Rodada, que prevê áreas com potencial de exploração de petróleo e gás, não deverá ser no dia 12 de setembro, data desejada pela agência.
O edital ainda não foi publicado. Para isso, depende de autorização da presidente Dilma Rousseff. Existe um prazo necessário de quatro meses entre o lançamento das condições do leilão e a data de realização, para que sejam feitas audiências públicas e os preparativos.
"Isso é absolutamente inédito. Nunca se demorou tanto a publicar o edital depois do CNPE autorizar", disse, à Reuters, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima.
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) ressaltou desejar que a rodada seja feita ainda neste ano.
"O CNPE é órgão assessor. Ela [a presidente] quer examinar pessoalmente aquilo que foi decidido. A Rodada será neste ano. Se ela decidir em uma semana, por exemplo, fazemos neste ano."
A 11ª Rodada foi aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) no dia 28 de abril. Foi autorizado o leilão de 174 blocos exploratórios em nove bacias sedimentares na margem equatorial brasileira, dos quais 87 blocos em terra e 87 no mar.
Refinarias - Lobão disse também que o plano de construção de refinarias não será afetado pelo corte nos investimentos da Petrobras. Lembrou que o país importa combustíveis por falta de refinarias.
A demora na aprovação do novo Plano de Negócios da Petrobras se deve à necessidade de rearranjo no que será cortado. Lobão disse que a Petrobras fez um corte de 10% -"US$ 20 e poucos bilhões"- que havia sido solicitado há três semanas.
"Foi pedida uma reavaliação de onde cortar", afirmou. Lobão declarou ainda que a alíquota dos royalties da mineração pode ser dobrada. A mudança está em estudo.
Fonte: Folha de S. Paulo

3-Sete Brasil convida OSX para licitação de Sondas de Perfuração
O estaleiro OSX foi convidado pela Sete Brasil para participar do processo de licitação para construção de sondas de perfuração. A Sete tem participação minoritária da Petrobras e foi criada para gerenciar as encomendas de embarcações da estatal. "Fomos convidados pela Sete Brasil e vamos fazer uma proposta para construir sondas (de perfuração)", disse o diretor financeiro e de relações com investidores da OSX, Roberto Monteiro.
O espaço para construções de empresas fora do grupo EBX - controlador da OSX - é de 20% e isso deve mudar apenas em 2015. Até lá o estaleiro terá cerca de 80% da capacidade de construção de plataformas flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSOs) ocupada com encomendas da petroleira OGX, do mesmo grupo.
A diminuição da ocupação pela OGX começa a partir de 2016. Inicialmente o estaleiro de São João da Barra (RJ), que terá 90% do seu investimento financiado pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), terá capacidade de converter simultaneamente seis plataformas FPSOs e oito plataformas fixas capazes de produzir em profundidades pequenas, até 150 metros. Quando o dique seco ficar pronto, será possível construir simultaneamente dois navios do tipo VLCC (navios de grande capacidade de transporte) ou duas a quatro sondas de perfuração, dependendo do tamanho das unidades.
O diretor da OSX disse que isso não significa que não exista espaço para encomendas de outras companhias. "Nossa capacidade para construir navios e sondas estará 100% disponível para o mercado brasileiro. E para construção de plataformas a ocupação pela OGX começará a cair a partir de 2016", diz Monteiro.
A OSX recebeu na semana passada sinal verde do Fundo de Marinha Mercante (FMM) para negociar uma linha de crédito de R$ 2,7 bilhões com um agente financeiro financiamento. Na segunda-feira, recebeu licença de instalação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) do Rio de Janeiro para construir o estaleiro em São João da Barra, junto ao porto do Açu. A obra está orçada em R$ 3 bilhões, sendo que 10% desse total devem ser aportados pela coreana Hyundai Heavy Industries, que é sócia do projeto.
A Hyundai e a OSX assinaram um acordo para transferência de tecnologia de construção e formação de mão de obra na região. A OSX criou o Instituto de Tecnologia Naval (ITN) em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e, segundo Monteiro, serão treinadas 7 mil pessoas entre 2011 e 2013.
A estimativa do grupo é que a obra do estaleiro seja concluída em 2014, mas antes disso haverá uma entrega parcial prevista para o primeiro trimestre de 2013. É quando ficará pronta a área para fazer a montagem da quarta plataforma da OGX.
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário